
Vale lembrar... No cultivo e pratica do bonsai no Brasil, hoje em dia o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos é tratado com banalidade e como um procedimento normal

Mas não são, pelo contrário, são altamente poluentes e adoecem suas plantas. Para terem uma ideia do que estamos falando segue uma pequena mostra sua verdadeira face:
Sempre que algum fertilizante a base de sais minerais for utilizado, uma parte é rapidamente absorvida pelas raízes das plantas causando expansão celular (as membranas celulares ficam mais finas) e fazendo com que aumente muito seu teor de água. Isso as torna um “atrativo” para as pragas e doenças, além de serem menos saborosas e terem o seu teor nutritivo empobrecido.
Outra parte é lixiviada, levada pelas águas das chuvas e irrigações, indo poluir rios, lagoas e lençóis freáticos, acabando por causar, juntamente com os despejos de esgotos, a eutrofização – morte de um rio ou lago por asfixia, pois os excessivos nutrientes, além de estimularem um grande crescimento das algas que roubam o oxigênio da água.
Uma terceira parte se evapora, como no caso dos adubos nitrogenados (sulfato de amônio por exemplo), que sob a forma de óxido nitroso, assim como ocorre com os fluocarbonetos de aerossol, destroi a camada de ozônio da atmosfera.
Vários tipos de fertilizantes químicos, geralmente os mais usados, são violentos acidificadores do solo, além de serem biocidas (destruidores da microvida do terreno).
A utilização dos adubos químicos, dos agrotóxicos e das sementes híbridas forma um círculo vicioso interessante apenas para as multinacionais da agroindústria.
As sementes chamadas melhoradas necessitam de muito mais adubação para ficar gigantes. A utilização do adubo torna as plantas mais fracas e mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. E cada vez tem-se de utilizar mais e mais adubos e venenos para manter o nível desejável de produção.
O uso de adubos químicos faz com que os aminoácidos (proteínas) se apresentem em forma livre, ao contrário da adubação orgânica na qual os aminoácidos formam cadeias complexas, o que não atrai pragas.
As informações estão ai, e junto deixo uma sugestão, pesquisem, estudem e me digam o que realmente vale a pena... Pode parecer que não, que usando na sua casa é tao pouco que não vai afetar nada, mas não se enganem, somos milhões de pessoas e se cada uma mudar sua atitude podemos mudar esse quadro da quantidade de lixo que jogamos na natureza. Porque sinceramente, depois de anos de estudo e pratica, são mais 6 anos depois que migrei totalmente para os orgânicos, a conclusão que cheguei é que os fertilizantes químicos e agrotóxicos não passam de simples e puro lixo.